Rede de Investigação e Educação em Turismo para a Lusofonia engloba dezenas de Escolas. (com áudio)

2015-05-15 13:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

São 35 as Escolas de Turismo em Portugal que assumem a criação de uma Rede de Investigação e Educação em Turismo para a Lusofonia. É o resultado prático de um encontro que reuniu em Aveiro mais de 50 dirigentes nacionais de Escolas.

O objetivo da Rede, que pretende envolver todas as Universidades e Institutos Politécnicos, públicos e privados, é "congregar esforços, articular estratégias e cooperar entre todos, tendo em vista a criação de um turismo com maior qualidade, mais inovador e cada vez mais profissional".

A criação de uma revista especializada em vez das três que existem e a facilitação de meios para as Escolas, são apostas assumidas por Carlos Costa, Diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, doutorado em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Entrevistado pela Terra Nova, disse que há Escolas que "tem dificuldade na montagem dos programas e conteúdos. O país precisa de saber que o Turismo está na moda porque é essencial para a economia nacional. É preciso investigar na área do Turismo para o desenvolver e tem de se inovar e progredir. Para isso são necessários bons professores. É aí que queremos trabalhar", sublinhou o Diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, entidade anfitriã do encontro. O objetivo é "criar condições para a investigação e inovação".