Re-food Aveiro participou em encontro nacional.

2016-01-27 14:48

Categoria: 

Concelho: 

O núcleo Re-food de Aveiro marcou presença no 2º Encontro Nacional contra o desperdício alimentar, em Lisboa, numa iniciativa que juntou mais de 400 delegados de Norte a Sul de Portugal. Pela primeira vez, o núcleo de Aveiro marcou presença num encontro desta natureza, marcado pela partilha de um ano de crescimento exponencial do movimento a nível nacional e pela abertura próxima de um núcleo em Madrid, Espanha.

Para além de temas relacionados com a consolidação do movimento em Portugal e partilha de experiências e boas práticas, houve ainda lugar para a criação da Equipa de Formação Re-food que levará a cabo sessões de formação a todos os voluntários que farão parte deste movimento solidário e sustentável. Rita Sanches e Fernando Santos são os formadores do Núcleo Re-food Aveiro.

“A aposta na formação é um dos valores que distingue a Re-food. Por isso mesmo, todos os núcleos terão formadores para que seja transmitido o melhor e maior conhecimento do movimento e para que, dentro do mesmo, sejam levadas a cabo as melhores práticas assentes no conhecimento profundo do que é o voluntariado, a segurança alimentar e a legislação, em vigor”.

A Re-food Aveiro encontra-se, atualmente, na sua fase de implementação, o que significa que a equipa reúne todas as condições para arrancar com o projeto na cidade, faltando apenas uma sede (centro de operações) que reúna as condições necessárias para suprir as necessidades das famílias e pessoas carenciadas.

Rita Sanches, membro do grupo de gestores do núcleo Re-food em Aveiro, afirma que “sendo este um movimento 100% voluntário, não existe uma estrutura financeira que nos permita alugar um espaço. Nesse sentido, toda a equipa de 50 gestores trabalham diariamente para alcançar este objetivo, seja através de uma renda simbólica, ou através de mecenato. Toda a ajuda é preciosa para que a luta contra o desperdício alimentar seja uma realidade em Aveiro”.