Quintas da Ria recomeça sessões com tertúlia sobre embarcações da ria.

2015-02-12 09:32

Categoria: 

Concelho: 

O novo ciclo “Quintas da Ria” vai debater património, qualidade da água e governação em tertúlias que começam hoje e terminam no dia 9 de Julho. O ciclo é promovido pelo Grupo uariadeaveiro e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. O Grupo uariadeaveiro é uma estrutura dinamizada pela Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) para mobilizar o conhecimento sobre a Ria produzido na instituição, facilitando o diálogo com os parceiros da região e ajudando na gestão deste grande conjunto de ecossistemas.

“Quinta das Ria II” começa com um encontro dedicado ao tema “As embarcações e as rotas na Ria de Aveiro”. Seguem-se temas como “O património arqueológico subaquático da Ria de Aveiro” (12 de março), “O património edificado na envolvente da Ria de Aveiro” (9 de abril), “O capital social e as redes de cidadãos em torno da Ria de Aveiro” (14 de maio), “A proteção da qualidade da água na Ria de Aveiro” (11 de junho) e, ainda, “Políticas públicas e governação partilhada na Ria de Aveiro” (9 de julho).

O primeiro ciclo “Quintas da Ria” que decorreu ao longo do ano passado, “criou uma oportunidade para a UA partilhar conhecimento científico com a região e, através dele, conversar sobre a Ria num ambiente informal e plural”, considerou Teresa Fidélis, coordenadora do Grupo uariadeaveiro num texto de opinião publicado no uaonline sobre o ciclo de conversas anterior.

“Procurou contribuir para enriquecer o que, individual e coletivamente, podemos fazer para valorizar, usufruir e contribuir para a gestão da Ria de Aveiro que é de todos e para todos e, por isso, a todos responsabiliza. Tratou-se de um passo num percurso que acreditamos poder prosseguir e evoluir para mobilizar e valorizar a participação cívica em torno na Ria.”, referia ainda a coordenadora.

A sessão de hoje com Ana Maria Lopes, Senos da Fonseca e Hélder Ventura conta com moderação de Álvaro Garrido (CIEMAR). Paralelamente decorrerá uma exposição de diversos artefactos das artes de pesca, com o apoio da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.

Sessão às 21h15 na Fábrica da Ciência.