“Queremos que o ECOMARE seja agente de educação e inovação relevante para a economia do mar a nível nacional e internacional” - Amadeu Soares.

2015-02-27 11:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O responsável pelo Ecomare afirma que o centro de investigação em ciências do mar está a ser pensado para funcionar como referência internacional. Amadeu Soares acredita que a estrutura, em construção na Gafanha da Nazaré, será elemento decisivo ao nível da investigação nomeadamente no estudo de mecanismos da aquacultura em mar aberto. “Teremos bibliotecas azuis e o centro de pesquisa para a aquacultura focando na aquacultura de novas espécies e novos sistemas de produção para ser diferenciador”.

O ECOMARE é um novo centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do mar, com condução científica da Universidade de Aveiro e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem. Inclui o Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha, a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos e uma biblioteca de organismos vivos (Biblioteca de Invertebrados Marinhos e Simbiontes Microbianos), com tanques que recriarão as condições de vida naturais e que permitirão um estudo continuado dos organismos vivos.

O diretor do Departamento de Biologia da UA salienta que a unidade funciona como laboratório de espécies marinhas e prevê uma unidade veterinária para tratamento animais marinhos. Amadeu Soares fala de uma unidade única no panorama europeu. “É uma infraestrutura que está em fase de conclusão em terrenos do porto de Aveiro. Queremos que seja agente de educação e inovação relevante para a economia do mar a nível nacional e internacional. A missão será a prestação de serviços em investigação e desenvolvimento para potenciar a transferência de tecnologia”.

Amadeu Soares revela que há planos para os terrenos contíguos ao ECOMARE onde é possível desenvolver protótipos. “Temos área disponível na envolvente aos edifícios, com 6 mil metros quadrados, que pode ser utilizada para instalar algo que a Noruega já reconheceu que é constrangimento para o setor: uma ´demonstration facility`. Espaço que pode constituir um showroom para as inovações técnicas permitindo a instalação de protótipos”.