“Queremos assinalar numa linha de continuidade mas de criação de algo novo e estimulante” - Presidente da Liga dos Amigos do Hospital.

2015-02-06 17:20

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Aveiro acredita que a celebração dos 25 anos de atividade agendada para este sábado pode funcionar como espaço de debate sobre a saúde e de atração para a participação dos cidadãos. Alexandre Cruz salienta que o programa preparado coincide com a data do Voluntariado Hospitalar. “É matéria que exige prudência. A nossa atuação é cooperante. Há intervenções em quadro de confidencialidade. A saúde está na luz do dia por motivos que relançam preocupações. Fóruns como o deste sábado, de reflexão, poderão estimular dinamismos cooperantes que minimizem situações limitativas que possam existir. O nosso papel é diferenciado e situado. Estes órgãos sociais estão em funções há três meses e vamos alargando a participação cívica”.

No momento em que a saúde é alvo de todos os debates e em que se discute o impacto dos cortes no serviço prestado, o aniversário da Liga promete debate sobre temas relacionados com a prestação dos cuidados de saúde. “No contexto presente desta data das bodas de prata procura-se uma comemoração que garanta a serenidade e a viagem ao histórico destes 25 anos. Queremos uma visão consistente ao longo do tempo e que as homenagens a pessoas que deram inicio à liga , o reconhecimento a organizações e a associação da Liga de Aveiro à Federação de Voluntariado sejam energia positiva”.

Os sócios fundadores são agraciados com o título de sócio honorário e a LAHDA vai ser confirmada como associado da Federação Nacional. Marcam presença na cerimónia o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo António (Porto) e o Diretor da Escola de Saúde da Universidade de Aveiro entre autarcas, figuras da UA e da Igreja. Alexandre Cruz, o presidente da Liga, assume que o desafio é ter uma participação cívica que dê contributos em nome de serviços mais humanizados e com melhor qualidade.

“A Liga somos todos. Temos 270 associados em termos gerais e 120 voluntários. É um caminho que se faz caminhando. Esse caminho apela a todos os cidadãos. Em 25 anos, cada mês foi dinâmico. Queremos assinalar numa linha de continuidade mas de criação de algo novo e estimulante”.

A sessão decorre no Auditório do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro a partir das 14h de sábado.