Quercus prepara passeio à Serra do Sicó.

2016-03-30 10:05

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus está a preparar para o próximo dia 16 de Abril uma visita ao sítio classificado da Serra do Sicó, integrado na Rede Natura 2000, a qual inclui um percurso pedestre numa das áreas de maior relevância natural.

A visita será guiada pelo fotógrafo e guia de natureza Fernando Romão, profundo conhecedor desta região e sobre a qual é autor de um guia de percursos editado pela Quercus.

A Serra do Sicó constitui-se por um maciço calcário com a altitude máxima de 553 m, que abrange alguns dos concelhos a sul de Coimbra. Trata-se de uma área integrada na Rede Natura 2000, com exemplos de paisagem cársica, onde predominam os campos de lapiás, canhões fluviocársicos, algares e lapas, assim como um coberto vegetal de características mediterrânicas, constituído por balcedos de carrasco, matas de carvalho-cerquinho e sobreiro.

É uma das áreas mais relevantes para a conservação da flora calcícola, importando também salientar a abundância e diversidade de orquídeas selvagens. Ao nível da fauna aqui se pode observar a Águia-cobreira ou o Bufo-real, assim como algumas das mais importantes colónias de morcegos a nível nacional.

O ponto de encontro está marcado para as 8h de dia 16 de Abril na sede da Quercus-Aveiro, na Rua de Espinho, em Santiago.