Quercus preocupada com crescente presença da vespa asiática na região.

2017-12-08 11:28

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus tem registado um aumento de ninhos de vespa-asiática detetados na região de Aveiro. Afirma preocupação com a “expansão acelerada” também em ambiente urbano, o que entende ser “evidente” nos municípios do distrito de Aveiro, e apela a um “novo e enérgico plano de monitorização e combate desta espécie invasora”.

Estimativas apontam que a vespa-asiática possa provocar uma diminuição da produção de mel, a nível nacional, no valor de 5 milhões de euros.

A título de exemplo, revela que o apiário existente no Projeto Cabeço Santo, em Belazaima do Chão, onde a presença da vespa-asiática teve um efeito devastadora e foi uma das razões para o desmantelamento do apiário local.

“Importa, sobretudo, e antes de se tomar quaisquer ações que levem à destruição de ninhos de vespas autóctones, como forma de assegurar a maneira correta de atuação, garantir sempre um contacto prévio com as autoridades competentes”.

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa Asiática deverá ser comunicada ao serviço de Proteção Civil da autarquia local, ou através da Linha SOS Ambiente 808200520.

A georeferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa deve também ser efetuada através do preenchimento online de um formulário disponível no portal www.sosvespa.pt, de forma a contribuir para a sua contabilização e acelerar o processo de erradicação do mesmo.

De modo a auxiliar a população nesta tarefa, e no âmbito do projeto SOS Polinizadores, a Quercus disponibiliza diverso material informativo para ajudar os apicultores, e a população em geral, a distinguir cabalmente a vespa-asiática das vespas autóctones, que pode ser consultado através do endereço http://www.quercus.pt/comunicados/2017/abril/5226-quercus-disponibiliza-folhetos-sobre-vespa-asiatica.