Quercus defende aposta do turismo na promoção da agricultura biológica.

2016-04-21 11:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O encontro promovido pela Quercus sobre “Turismo, Sustentabilidade e Desenvolvimento – Novos Conceitos em Turismo”, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga, foi aproveitado para deixar pistas sobre o futuro do turismo em ambiente rural.

O evento contou com a participação de diversos especialistas da área, nomeadamente Manuel Ramos, que destacou a importância das novas tecnologias ao serviço da gestão hoteleira; Giuseppe Gilardino que analisou as potencialidades da gastronomia tradicional como forma de combater os diabetes em ambiente de turismo e Clara Espírito Santo que apresentou os pontos fortes e os obstáculos mais comuns colocados ao desenvolvimento do ecoturismo.

A Quercus realizou uma avaliação ao concelho de Sever do Vouga, recomendando “a aposta na promoção ativa do turismo de natureza”, nomeadamente no turismo rural. Neste sentido, a Quercus “propõe também que se incentive a agricultura biológica, bem como a certificação de produtos regionais”.

“Além de incentivar a aposta no turismo de natureza e rural, como forma de ajudar à preservação deste património natural, a Quercus considera que é fundamental o controlo das espécies exóticas e a monitorização da qualidade da água do Rio Vouga. A associação considera urgente a implementação de algumas medidas que visem aumentar os valores de conservação do património natural desta área, como a recuperação dos ecossistemas ribeirinhos”.

Entretanto, na agenda está já mais uma jornada de voluntariado no Projeto Cabeço Santo. Sábado, dia 23, a ação será de remoção da rebentação de eucalipto, em novas áreas de reconversão desta espécie exótica para espécies autóctones. Irá efetuar-se o arranque e o corte da rebentação da touça do eucalipto à mão ou com pequenas ferramentas manuais.