Quercus compra terreno para dar o exemplo na gestão da floresta.

2016-10-09 18:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) adquiriu uma área junto à Pateira de Fermentelos com um bosque de sobreiros e carvalhos, mas também com uma mancha de eucalipto e acácia.

A Quercus quer fazer do espaço laboratório. Pretende garantir a preservação da floresta autóctone existente e promover a recuperação ecológica de toda a área, retirando os eucaliptos e as acácias.

Nos próximos meses vai realizar ações de plantação de espécies autóctones e de controlo de espécies invasoras, para garantir a preservação da biodiversidade.

Igualmente, em conjunto com a Câmara Municipal de Águeda, a Quercus pretende realizar ações de sensibilização dos proprietários florestais, com vista à recuperação ecológica e paisagística da área envolvente da Pateira.

“Com estas ações pretende-se promover nas comunidades ribeirinhas o gosto pela floresta nativa, através da tomada de consciência do papel ativo que podem ter na regeneração das áreas invadidas por plantas infestantes”.

Estas iniciativas decorrerão tendo presente as comemorações dos 10 anos do Projeto Cabeço Santo, que terão mais um momento com a realização de uma conferência sobre a recuperação ecológica e paisagística de áreas florestais, no dia 15 de outubro, na Câmara Municipal de Águeda.