Quercus com projeto para apoiar a defesa de pequenas manchas de floresta autóctone.

2019-12-02 12:45

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus lançou uma ação denominada “Os nossos Bosques”, com o objetivo de chamar atenção para as pequenas manchas de floresta autóctone que ainda existem na região e para as quais “urge implementar medidas de proteção e de valorização”. Revela que estes habitats “continuam sujeitos a uma forte degradação originada por um grande número de ameaças, nomeadamente o corte ilegal e o descontrolo que se verifica atualmente com a proliferação de espécies exóticas invasoras”.

A Quercus Aveiro lança assim a iniciativa “Os nossos Bosques”, apelando a todos os cidadãos da região que localizem pequenas manchas de carvalhos, sobreiros, castanheiros, ou outras espécies autóctones, para que se possa verificar o estado de saúde destes ecossistemas e promover medidas para preservar e valorizar este património natural.

Os cidadãos podem enviar a localização dos bosques, bem como fotografias e vídeos para a aveiro@quercus.pt, ou através da página de Facebook da Quercus Aveiro.

A Quercus Aveiro vem, por isso, alertar para as ameaças que atingem os bosques da região e apelar às autarquias que apoiem os proprietários, promovendo o desenvolvimento de iniciativas de valorização destes ecossistemas.

A Quercus Aveiro está já a desenvolver um projeto-piloto em Fermentelos, concelho de Águeda, tendo já identificado diversas manchas de carvalhos e sobreiros espalhados pela freguesia, estando atualmente a monitorizar o estado de saúde das árvores.