Quercus afirma que não há mudanças na expansão das áreas dedicadas ao eucalipto.

2019-01-14 11:46

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus faz balanço a 2018 e mantém a preocupação com a expansão descontrolada de espécies exóticas.

Apesar do Governo ter apresentado a compromisso político de aumento das áreas destinadas a espécies autóctones, travando a expansão da área de eucalipto, a Quercus revela que “até à data não se verificou qualquer alteração prática no terreno”.

“A negligência e inação das entidades públicas não só agravam as condições que facilitam a propagação dos fogos como também provocam elevados prejuízos no futuro, com a degradação acelerada e irreversível do solo e a expansão descontrolada de espécies infestantes”.

É preocupante a expansão descontrolada de algumas espécies exóticas, como a acácia e a erva-das-pampas na região. A Quercus pede ação.

“É urgente o reforço das medidas para monitorizar e controlar este problema, dado que sem uma ação concertada contra a propagação descontrolada destas plantas invasoras, os custos ambientais e económicos serão enormes e os danos irreversíveis”.

A Quercus tem registado também um aumento de ninhos de vespa-asiática detectados na região de Aveiro. A expansão acelerada da espécie exige um novo e enérgico plano de monitorização e combate desta espécie invasora, a qual está a pôr em causa não só o equilíbrio ecológico, mas também a sobrevivência de muitas colmeias e a consequente produção de mel por parte de muitos pequenos produtores.

A limpeza de cursos de água, a inexistência de saneamento básico em diversos pontos do distrito, o impacto do ruído na estrada EN109, a sobreexploração dos recursos e captura ilegal na Ria de Aveiro e as podas abusivas e destruidoras são apontados como fatores de preocupação.

Para 2019 a Quercus acentua a imnportância da modernização da Linha do Vouga. “A Quercus defende que é urgente a melhoria das condições da linha, a modernização do material circulante e a eletrificação da linha”.

Águeda, Arouca, Castelo de Paiva, Murtosa, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga são apontados como exemplos de apostas em políticas públicas amigas do ambiente.