Quase quatro toneladas de pescado apreendido na Lota.

2019-10-23 16:49

Categoria: 

Concelho: 

A GNR apreendeu ontem 3.450 quilos de sardinha e 300 quilos de cavala durante uma fiscalização realizada na Lota de Aveiro.

A operação era destinada “ao controlo do cumprimento das normas que regem a descarga e comercialização de pescado fresco”.

"Os militares detetaram uma embarcação que havia excedido o limite de captura de sardinha, do total das capturas a bordo. Foi ainda detetada uma segunda embarcação que havia sobre-declarado captura de espécies sujeitas a Totais de Capturas Admissíveis (TAC) e quotas no preenchimento dos registos de bordo, relativamente à cavala".

Na sequência da ação, foram apreendidos 3.450 quilos de sardinha e 300 quilos de cavala, e identificados os mestres das embarcações.

Segundo a GNR, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação, cuja coima pode atingir o valor de 37.500 euros, “podendo ainda ser aplicada a sanção acessória de imputação de três pontos à licença de pesca da embarcação utilizada, relativamente à sobre-declaração de captura de espécies TAC”.