Pulseira com dados sobre saúde vence concurso de ideias de negócio de Albergaria.

2016-04-26 14:30

Categoria: 

Concelho: 

Uma pulseira que compila os dados de saúde dos utentes foi o projeto vencedor do 1.º Concurso de ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha. Os alunos Ana Pacheco, Ricardo Alves e Samuel Dias, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, convenceram o júri na sessão pública, que teve lugar na noite de 22 de abril, no Cineteatro Alba e, como prémio, vão participar numa missão de empreendedorismo de três dias a Madrid.

O Health Connect é uma pulseira que contém um “qr code” que comunica com uma base de dados contendo as informações mais importantes sobre a saúde do utente – a medicação, o historial de doenças – atualizada pelo médico que acompanha o doente.

Para os autores, o projeto tem potencial para “revolucionar o Serviço Nacional de Saúde”, diminuindo a afluência aos hospitais e centros de saúde.

O segundo lugar foi conquistado pelo projeto Heat and Cool Action, um sistema de aquecimento e arrefecimento automático do corpo incorporado no vestuário. As alunas Sofia Vidal, Rita Soares e Jéssica Sarabando, do Colégio de Albergaria, como prémio, vão participar numa missão de empreendedorismo de dois dias a Lisboa.

Quanto ao terceiro prémio – uma missão de empreendedorismo de um dia a São João da Madeira – foi atribuído ao In Brush, uma escova de cabelo com sistema de autolimpeza. As autoras da ideia foram Catarina Ribeiro, Joana Rosas e Susana Silva, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.

O 1.º Concurso de ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha recebeu 19 candidaturas de estudantes do Ensino Secundário e Profissional e 11 projetos finalistas foram apresentados no Cineteatro Alba.