PSP: Nova burla praticada através de MB WAY em Aveiro.

2020-03-13 16:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia de Segurança Pública tem detetado um volume anormal de denúncias de burlas efetuadas através da aplicação informática de pagamentos e serviços MB WAY (uma aplicação da “SIBS”, empresa que gere a rede Multibanco e que oferece uma solução interbancária para compras e transferências imediatas, através de um smartphone ou de um tablet).

A atuação dos suspeitos passa por aproveitar o desconhecimento das pessoas relativamente às novas tecnologias de pagamentos e serviços, e, de forma ardilosa, conseguir associar os cartões bancários das vítimas aos números de telemóvel utilizados pelos suspeitos, ficando com o seu controlo, através da aplicação.

Utilizando este método, foi registada em Aveiro mais uma ocorrência.

Ontem, pelas 19H20, uma mulher, de 63 anos, educadora de infância, foi supostamente vítima deste tipo de crime, porquanto, após ter colocado à venda dois sofás num site de compra e venda online, e ter recebido a chamada de uma mulher desconhecida no seu telemóvel, a qual mostrou interesse na compra dos referidos artigos, informando a vítima de que pretendia o pagamento através da aplicação MB WAY, foi alvo de levantamentos indevidos de dinheiro da sua conta bancária.

A vítima, que desconhecia o modo de utilização da nova tecnologia, dirigiu-se a uma caixa Multibanco e, seguindo instruções da suspeita, introduziu o seu cartão de débito, clicou na sigla MB WAY e introduziu o seu contacto de telemóvel, pelo que recebeu, de imediato, um código que forneceu à suspeita, concluindo a operação. Desta forma, a vítima associou ao seu cartão de débito os dados da suspeita, acabando, inadvertidamente, por lhe dar acesso à conta que está associada ao seu cartão, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária.

Mais tarde, a lesada veio a constatar que lhe tinham sido feitos vários levantamentos de dinheiro, sem a sua autorização, no valor total de 2.900 Euros.