PS quer debate alargado sobre projeto para o Rossio e Câmara acusa socialistas de não terem propostas.

2017-04-05 18:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A tomada de posição do PS sobre a forma como se vai desenhando o avanço do concurso de ideias para a reabilitação do Rossio e que poderá incluir estacionamento subterrâneo provocou a reação de Ribau Esteves na reunião desta quarta.

O autarca não gostou dos termos utilizados pela concelhia socialista que vê a preparação do investimento no Rossio como “excelente oportunidade” para discutir o futuro do centro da cidade de Aveiro mas diz que a Câmara “não discute política pública” considerando que “encapota uma agenda própria num concurso profissional (é gato escondido...)”.

Manuel Sousa diz que o procedimento é repetido deixando como exemplo “as pistas cicláveis” e a Antiga Estação de Aveiro. “Vai ser assim com todo o PEDUCA, se os cidadãos deixarem. O PS bater-se-á sempre pela abertura da decisão aos cidadãos e pelo envolvimento destes na procura de soluções”.

“O PS trata-nos de forma insultuosa e mentirosa própria de quem não tem propostas e de quem não trabalha”, respondeu, esta tarde, Ribau Esteves na abertura da reunião de Câmara salientando que o PS não fez qualquer proposta (com áudio).

Manuel Sousa publicou a nota do PS no facebook e salientou a importância de fomentar o debate. “O auto-esclarecimento é próprio de uma visão redutora do exercício da política que urge combater. Numa altura em que há sinais de retrocessos democráticos, um pouco por todo o lado, esse combate começa na nossa Praça”.

Ontem, Manuel Sousa não esteve presente na reunião, devido a questões profissionais, e dos restantes vereadores do PS não foi escutada resposta à crítica do autarca.

No mesmo dia em que a Ciclaveiro se manifestou contra o estacionamento, o autarca diz ter registado essa participação e assumiu que é possível estar no debate com informação, correção e sem acusações.

“A Ciclaveiro enviou um trabalho com propostas para quatro projetos do PEDUCA. Não há projetos fechados. Este é um documento claro e com seriedade. Saudar este tipo de iniciativa em que há contributos. Gente que arrisca a partilhar ideias para as boas decisões dos decisores”.