PS diz que concurso de ideias para o Rossio vai dar cobertura a propostas de Ribau Esteves.

2016-11-15 19:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Aveiro teme que o concurso de ideias anunciado pela autarquia para elaborar propostas para a remodelação do Rossio não passe de política de “fachada” para embrulhar as “propostas” de Ribau Esteves sobre o tema.

Esse concurso de ideias destina-se a “redesenhar” a área do Rossio, das Pirâmides, do Parque de S. João e a zona da antiga Lota ouvindo propostas de especialistas tendo o autarca garantido que não haverá área comercial no caderno de encargos, mantendo a traça do espaço e valorizando o edificado existente e as zonas pedonais.

O PS diz que o que se anuncia não é “debate público” mas uma forma de embrulhar as ideias da autarquia. “Não há, aliás, melhor forma de se fazer exatamente o que se quer do que encapotar vontades próprias com um projeto encomendado a (alguns) técnicos”, acusa a concelhia socialista.

O principal partido da oposição salienta que sendo obras integradas no Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano continuam a ser servidas “às postas” sem uma visão integrada.

A questão do estacionamento em cave, para retirada dos carros da superfície, continua a ser a mais polémica e o PS que já anunciou oposição ao projeto diz que é um erro recuperado do anterior executivo de Élio Maia que pretendia retirar carros do centro com a criação de estacionamento subterrâneo.

“Ou seja, acredita, ou quer-nos fazer crer, que enfiando 300 estacionamentos em cave, no verdadeiro centro da cidade, estará a contribuir para descentralizar os habitantes e visitantes e fazê-los andar a pé e de bicicleta. Só quem não reconhece a força dos hábitos mais comuns dos automobilistas se lembraria desta”.