PS debate educação e visita estabelecimentos que exigem obras de conservação.

2016-10-17 09:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista lança o debate interno sobre educação e abre portas à cidade de Aveiro. Promove, esta segunda, um encontro na Escola Secundária Homem Cristo intitulado “Por uma educação moderna na construção de uma cidadania responsável”. Porfirio Silva será o orador convidado. O investigador e Deputado na Assembleia da República faz parte da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência e tem sido uma das vozes ativas em defesa da “Escola Pública” como “garantia do cumprimento do princípio de democraticidade aplicado à educação”.

A concelhia Socialista de Aveiro refere como fundamentais a implementação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, os princípios de universalidade da educação, política educativa que garanta a diversificação do currículo, aposta no Ensino Profissional e reforço da Ação Social.

A universalidade da educação, desde logo da pré- escolar a partir dos 3 anos em qualquer aldeia, vila ou cidade do nosso país é apontada como vetor fundamental.

A jornada sobre educação começa, às 16h30, com visita ao Conservatório de Aveiro alvo de um “jogo de ping-pong” entre Câmara e Governo quanto às obras de recuperação. Segue-se às 18h30 um encontro com Pais da Associação de Pais da EB1-JI de Santiago onde há queixas sobre a conservação de espaços. O colóquio arranca às 21h30.

O Partido Socialista afirma-se “empenhado em combater as desigualdades” com a universalização do ensino à totalidade das pessoas interessadas, qualquer que seja a sua situação social ou profissional com a implementação do ensino obrigatório até aos 18 anos e com o reforço de oferta de ensino para adultos em regime pós laboral.

“Nós socialistas defendemos um modelo de avaliação virado para o apoio aos alunos, a todos os alunos, não constituindo pois preocupação primeira a seriação dos discentes. Efetivamente a avaliação deve constituir um instrumento para ajudar os alunos a evoluir e ainda a ajudar as famílias e os professores a orientarem da melhor forma o processo de aprendizagem”, refere Jorge Miguel Gonçalves,

Docente da Escola Secundária Homem Cristo e advogado da Comarca Judicial de Aveiro ligado à elemento do Secretariado da Concelhia do Partido Socialista de Aveiro.

As ligações entre Ensino Universitário público e as empresas e a aposta no rejuvenescimento do corpo docente no ensino público universitário são consideradas fundamentais. “O passado recente no qual cada engenheiro, ou médico, ou enfermeiro formado numa universidade portuguesa tinha que emigrar para poder trabalhar, é um passado que a curto ou médio prazo o Partido Socialista não admite, lutando firmemente por uma realidade diferente”.