Provas de Hipismo de Saltos de Obstáculos: Quinta da Gandarinha em alta na competição nacional de Alfeizerão.

2018-04-09 18:28

Categoria: 

Concelho: 

A 'Gandarinha Jumping Team' "brilhou" no Concurso Nacional de Saltos A/C que decorreu no fim-de-semana no Centro Internacional Equestre de Alfeizerão. Em pista, os cavaleiros Antonio Vozone, João Lopes Costa, Ana Marta Abreu e Hugo Santos Silva, conquistaram um total de 18 lugares no pódio, "mostrando um espírito competitivo e ganhador, assim como muito trabalho, empenho e resistência nos três dias de provas".

O ano de 2018 "mantém-se auspicioso" para a equipa de Saltos em Obstáculos de Águeda, orientada por Carlos Abreu com apoio do cavaleiro António Vozone. A 'Gandarinha Jumping Team' composta por Ana Marta Abreu, João Lopes Costa, Hugo Santos Silva e pelo bicampeão de Portugal de Saltos de Obstáculos António Vozone, esteve entre os cerca de cem conjuntos que disputaram durante três dias parte das 26 provas propostas pela organização do CEIA – Centro Hípico de Alfeizerão.

Na sexta-feira, primeiro dia de provas, João Lopes Costa em perfeita sintonia com a sua montada “Varonna du Thriomphe” arrecadou o primeiro prémio na prova de 1m; na mesma prova Ana Marta Abreu estreou-se com “Holly D´Eiró”, conquistando o quarto lugar, tendo revelado não só qualidades e aptidões inatas, como muito trabalho e vontade de voltar às pistas. Os jovens cavaleiros da Gandarinha entraram em pista com mais 24 conjuntos.

No escalão sénior, António Vozone classificou-se em segundo lugar na prova de 1,30m com a égua “Zurika d´Eiró” numa prova disputada por mais 10 conjuntos; novamente em segundo lugar com “Fungaf da Gandarinha” a 1,20m entre 17 conjuntos; e em 4º lugar com “Heros da Gandarinha” na prova de 1,10m discutida por mais 23 conjuntos.

No segundo dia, a Quinta da Gandarinha voltou a mostrar a sua competência: na prova de metro, João Lopes Costa com “Varonna du Thriomphe” e Ana Marta Abreu com “Holly D´Eiró” conquistaram o 3º e o 8º lugar respectivamente, entre 26 conjuntos. Por sua vez, António Vozone com “Zurika D´Eiró” classificou-se em terceiro lugar no Pequeno Grande Prémio (1,35m) disputado por 9 conjuntos; e igualmente em terceiro lugar na prova de 1,20m com “Fungaf da Gandarinha” entre 19 conjuntos.

O domingo, último dia de provas, terminou em alta para a “Gandarinha Jumping Team” com todos os cavalos e cavaleiros da equipa aguedense a subir ao pódio. João Lopes Costa e “Varonna du Thriomphe” foram os primeiros a prestar provas, desta vez com as varas a subir para 1,10m posicionando-se em sexto lugar entre 24 conjuntos – na mesma prova “Heros da Gandarinha” com António Vozone classificou-se em quinto lugar.

Com as varas a subir para 1,30m “Fungaf da Gandarinha” montado por António Vozone conquistou o quarto lugar entre 15 conjuntos inscritos. O bicampeão nacional conseguiu ainda o quarto melhor tempo do Grande Prémio com “Zurika D´Eiró” na prova Grande Prémio CEIA disputada a 1,45m por mais dez conjuntos.

No último dia de provas, Hugo Santos Silva com a égua “Dominike” voltou a pisar o primeiro lugar do pódio na prova de metro; tendo a seu lado Ana Marta Abreu com a égua “Holly D´Eiró” que conquistou o segundo lugar. Os jovens cavaleiros e respectivas montadas foram os mais rápidos dos 18 conjuntos em prova, conseguindo classificarem-se sem qualquer pontuação negativa.

Há ainda a salientar que na prova de Cavalos Novos - 6 Anos, a égua “Hora H”, montada por António Vozone, classificou-se sempre em primeiro lugar nos três dias de competição mostrando todo o seu potencial. Propriedade de Milton Nascimento, a égua foi entregue para desbaste e ensino à Quinta da Gandarinha tendo ganho no ano passado o terceiro lugar nos Critérios Nacionais – Cavalos Novos 5 Anos.

O Concurso Nacional de Saltos A/C decorreu nos dias 6, 7 e 8 de Abril no Centro Hípico de Alfeizerão – CEIA, e contou com a participação de cerca de 100 conjuntos distribuídos pelas provas de Grande Prémio (1,45m), Pequeno Grande Prémio (1,35m), 1,30m, 1,20m, 1,10m, 1m, Poule (provas de 90, 80 e 50 cm), e ainda Provas Critérios Cavalos Novos 4 Anos, 5 Anos e 6 Anos.