Proteção Civil de Vagos removeu ninho de vespa asiática.

2015-11-27 20:07

Categoria: 

Concelho: 

A Proteção Civil Municipal procedeu à remoção do primeiro ninho de Vespa asiática, no concelho de Vagos. Ação que resulta de um alerta, no passado dia 9 de novembro, sobre a possibilidade de existência de um ninho de Vespa asiática, na Freguesia de Fonte de Angeão e Covão do Lobo. Após o alerta, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vagos, deslocou-se ao terreno para análise da ocorrência.

 “Constatou-se que se tratava de um ninho da vespa asiática e encetámos de imediato os trâmites necessários para o retirar em segurança e com a eficácia que o assunto obriga - segurança no manuseamento das vespas e eficácia pois pretende-se destruir todos os efetivos para não favorecer a sua propagação” esclareceu o comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil, Miguel Sá.

O ninho encontrava-se num local de acesso difícil e a uma altura de 16 metros, causando algumas dificuldades na remoção do ninho, em segurança. O ninho vai ser sujeito a uma dissecação pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, no próximo dia 30 de novembro de 2015, pelas 14h30, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Vagos.

Esta praga que entrou na Europa em 2004 e que chega a Portugal em 2011, tem desta forma uma primeira ocorrência em Vagos.