Prossegue o Desassoreamento da Ria de Aveiro.

2019-10-04 17:07

Categoria: 

Concelho: 

Já estão mobilizadas quatrodragas para o desassoreamento na Ria de Aveiro.

Foi ontem "mobilizada" para o Canal de Mira a draga ‘Cegonha' (na foto), que "irá proceder aos trabalhos de desassoreamento deste canal". A dragagem no Canal de Mira desenvolver-se-á da ponte da A25 para Sul, até à ponte do Areão, "sendo que os respetivos sedimentos serão colocados 75% na deriva litoral (mar) e os restantes em três depósitos, nas margens da Ria".

Já foram iniciados os trabalhos preparatórios, nomeadamente a montagem de tubagens para repulsão dos sedimentos no terreno junto à Rotunda da Barra, prevendo-se que a dragagem se inicie a breve prazo, após a conclusão da montagem da linha de tubagem e da preparação do terreno de deposição.

Continua, entretanto, em curso, a dragagem do Rio Boco (Canal de Ílhavo), que se iniciou da Ponte Juncal-Ancho, para Norte, deslocando-se de seguida o equipamento para o troço entre a Ponte da Água Fria e a Ponte de Vagos/Fareja. "Por forma a receber os sedimentos deste troço, encontram-se a decorrer os trabalhos de execução de paliçadas de madeira, para contenção dos sedimentos, no depósito situado no limite sul do concelho de Ílhavo, denominado IV9".

No Canal de Ovar continuam os trabalhos de dragagem no canal de acesso ao Cais da Bestida, "cujos sedimentos são depositados na margem nascente, a sul deste cais".

No Canal da Murtosa iniciaram os trabalhos de repulsão de sedimentos para a Ilha da Gaga.