Projetos inovadores desenvolvidos pelas escolas da Região Centro apresentados em Coimbra.

2016-06-29 11:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promove, esta quinta, às 14h30, no Auditório da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra, a terceira edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”.

Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor 2016” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da Região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

Aveiro está representada pelo Secador de Roupa Solar da Escola Profissional de Aveiro. Trata-se de um secador capaz de captar e maximizar a energia proveniente do sol, gerando um fluxo ascendente de ar, que ao passar na roupa facilitará a sua secagem.

A estrutura é composta por uma caixa, com entradas/saídas de ar estrategicamente colocadas. A utilização da cor e materiais escuros maximizará a temperatura no interior na caixa, aumentará proporcionalmente o fluxo de ar, sendo desta forma possível secar roupa em menor tempo e com condições atmosféricas que por si só, não seriam suficientes para a secagem eficaz.

A utilização deste tipo de sistema reduz o consumo de energia elétrica para zero comparativamente a sistemas de secagem existentes, diminui a humidade e fungos na habitação e protege a roupa da chuva. O sistema previne a descoloração da roupa.

O júri, composto por representantes de entidades públicas e privadas regionais, com reconhecido mérito na área empresarial e promoção do empreendedorismo na Região, terá em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada.

Sessão às 14h15 com animação a cargo de André Sardet.