Projeto regional de promoção da rota dos moinhos premiado pelo Turismo de Portugal.

2019-02-25 10:43

Categoria: 

Concelho: 

Turismo de Portugal e IPDT premeiam projeto vencedor apresentado por Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos na divulgação do património molinológico.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, anunciou como vencedor o projeto Portuguese Mills | Rota dos Moinhos de Portugal, apresentado pelo grupo intermunicipal.

No âmbito do programa ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo – foram apresentados no dia 20 de fevereiro, no cine-teatro Avenida em Castelo Branco, os projetos desenvolvidos pelos 160 participantes, divididos por 19 grupos, representando 90 autarquias nacionais e entidades públicas do setor do turismo.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o Presidente do IPDT, António Jorge Costa, e representantes executivos (e técnicos) de todos os municípios participantes.

Os autarcas, numa declaração conjunta, afirmam que é “com orgulho que veem reconhecido o trabalho desenvolvido pelos técnicos dos seus municípios, que diariamente trabalham para promover o território”.

“Este projeto inovador e pleno de potencial vai ao encontro das aspirações dos nossos Municípios, que têm apostado na preservação, valorização e divulgação do património molinológico”.

Referem ainda que “foi com satisfação que vimos o interesse de outros municípios em integrar, desde o primeiro momento, este projeto, o que traduz a importância do mesmo”.

O Turismo de Portugal irá apoiar a execução do Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal. Trata-se de proporcionar, in loco, a fruição sensorial de uma etnocultura própria, recriando as vivências das gentes das terras, em torno do ciclo do pão.

Ao abrigo deste projeto serão desenvolvidos roteiros de atividades e ferramentas de incentivo à visita (Passaporte Miles 2 Mills), integrando as comunidades e os seus saberes e potenciando a requalificação contínua dos espaços molinológicos em Portugal.