Projeto do centro social da Vera Cruz promove deslocação de seniores em triciclos.

2016-10-19 10:12

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura apresentada pelo Centro Social Paroquial da Vera Cruz, com o Projeto “RODA 65 – Mobilidade Suave, Mobilidade Saudável”, foi uma das selecionadas para a atribuição do Prémio BPI Seniores 2016.

São distribuídos cerca de 600.000€ por 29 Instituições para apoiar projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e o envelhecimento ativo de pessoas com mais de 65 anos. A 4ª edição do Prémio BPI Seniores recebeu 548 Candidaturas.

No caso de Aveiro, o Projeto distinguido tem como objetivo promover o envelhecimento ativo, o combate à solidão e isolamento social, a manutenção da saúde e a prevenção da doença, recorrendo à criação de um espaço in natura para o exercício físico, realização de atividades de estimulação cognitiva regular e proporcionar a mobilidade suave.

O projeto “Roda65 – Mobilidade Suave, Mobilidade Saudável” integra três áreas de ação. Inclui o “BioGim Veritas”, construção do jardim sensorial com circuito e equipamentos para o exercício físico; O “Ginásio da Massa Cinzenta”, com jogos e utilização de tecnologias para a estimulação mental e cognitiva, criador de rotinas do exercitar a memória” e o “Movimento Suave, Movimento Saudável - Roda 65” que promove o transporte de seniores com menor capacidade de locomoção a locais da sua vida diária, utilizando bicicletas triciclo de adulto, com cadeira para passageiro, incrementando-se o uso da bicicleta, num formato que imprime confiança na condução pelos pares.

O Centro Social já assumiu “alegria e orgulho” pelo "reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido em prol das famílias e da comunidade”.