Projeto da UA desafia comunidade empresarial e parceiros externos para ações de capacitação.

2019-01-23 11:40

Categoria: 

Concelho: 

Estão abertas à comunidade da Universidade de Aveiro (UA) e a entidades externas as inscrições para se sessões do Ciclo de Inovação Empresarial do projeto integra@tec, no âmbito das atividades desenvolvidas pelas Plataformas Tecnológicas da UA e coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC).

O projeto visa apoiar e alavancar a transferência do conhecimento da UA para o tecido empresarial.

Este Ciclo pretende dotar os participantes de ferramentas e capacitá-los em temas bastante atuais, como a otimização dos modelos de inovação das empresas, esclarecimentos sobre o sistema de incentivos fiscais à I&D Empresarial, certificação de sistemas de gestão IDI, entre outros.

O projeto integra@tec, coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), reúne uma equipa multidisciplinar de investigadores e técnicos da UA visando potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas e apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial e outras entidades.

Pretende-se fomentar a inovação e integrar na economia dos resultados de investigação e desenvolvimento, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”.

Em ambos os setores, o integra@tec promoverá a transferência de conhecimento científico e tecnológico da UA, em áreas disciplinares distintas e de forma multidisciplinar, promovendo também as suas competências no âmbito do conceito “Indústria 4.0”.

Neste contexto, o integra@tec inicia a sua segunda e última fase onde estão previstos múltiplos eventos, entre os quais o Ciclo de Inovação Empresarial.

O Ciclo de Inovação Empresarial é constituído por seis sessões com o intuito de capacitar e dotar os participantes de um conhecimento mais aprofundado de um conjunto de temáticas atuais, que vão desde a otimização da gestão da inovação até aos incentivos económicos que as empresas podem beneficiar através do mecanismo SIFIDE, passando pelo Lean Management e a indústria 4.0.