Projeto 'Cidades Cencyl+: ''Corredor ferroviário' entre Aveiro e Salamanca tem de ser "estimulado" - José Maria Perla.

2019-09-19 13:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Comité de Acompanhamento do projeto 'Cidades Cencyl+' que agrupa municípios portugueses e espanhóis, as Administrações Portuárias de Leixões, Aveiro e Figueira da Foz e os 'Portos Secos', da Guarda, Salamanca e Valladolid, pede mais força ao 'corredor ferroviário' entre Aveiro e Salamanca.

O porta voz do Comité, Jose Maria Alvarez Perla, confirma que é urgente agilizar essa ligação e modernizar a via esquecida ao longo de muitos anos.

Do lado espanhol existe iniciativa e vontade para fazer essa modernização mas o projeto 'Cidades Cencyl' pede "mais ambição" e diz que não sendo a sua área de intervenção pode fazer pressão política para tentar resgatar uma obra que o Governo português deixou no esquecimento. Declarações à margem do encontro desta manhã no Porto de Aveiro. (com áudio)

O projeto de cooperação entre as regiões Centro de Portugal e de Castela e Leão está a analisar as políticas de coesão para promover o desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental de ambas as regiões, através de ações comuns nas áreas da educação, turismo e do transporte e logística.