Projecto de mobilidade tecnologicamente inovador aplicado em Ílhavo.

2017-07-07 15:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Plataforma Aberta para o Desenvolvimento e Experimentação de Soluções para a Mobilidade (PASMO) foi apresentada esta sexta-feira de manhã, na Costa Nova (Cais Criativo).

Não se trata de um projecto de investigação “mas sim de transferência de tecnologia consolidada ao longo de uma década”.

“Envolver as empresas nisto é importante para arrastar a economia”, assegurou Joaquim Ferreira, coordenador do projecto, na sessão realizada esta manhã. “Criar valor às empresas” é o objectivo. (com áudio)

O Instituto de Telecomunicações (IT), da Universidade de Aveiro (UA), apresentou os contornos daquilo que será, em breve, uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento e experimentação de soluções de mobilidade inteligente, aplicada inicialmente no Concelho de Ílhavo. Pretende-se potenciar “o desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes por parte das empresas que atuam na área da mobilidade”.

Cofinanciado pelo Programa Centro 2020, com um orçamento de 370 mil euros e um prazo de execução de dois anos, o projeto PASMO funcionará como um lugar de confluência de empresas, de pessoas e de conhecimento, como uma plataforma aberta à experimentação de um sistema de transporte inteligente e um ecossistema de inovação aberta (Living Lab), “onde as empresas possam colaborar no sentido de criar, desenvolver e validar equipamentos e serviços, protocolos, processos, aplicações e standards”. Pretende-se que esta plataforma fique disponível ao longo de vários quilómetros do corredor da A25, bem como nas Praias da Barra e da Costa Nova.

A apresentação pública do projecto, em que o Município de Ílhavo é parceiro estratégico e no qual também está envolvida a ASCENDI, concessionária da A25, contou ainda com a presença de Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo que referiu que “encaixa no nosso 'Ílhavo Inteligente'. Desde a primeira hora que estamos empenhados em desenvolver estas matérias porque são uma mais valia para o futuro”.