Programa de animação Boas Festas em Aveiro arranca este domingo.

2019-11-28 21:02

Categoria: 

Concelho: 

O programa “Boas Festas em Aveiro” arranca no domingo para mês e meio de atividades com investimento acima dos 500 mil euros em animação e iluminações.

Desfile em barcos Moliceiro e ativação das luzes fazem o início da celebração natalícia que junta também a festa de Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho em Aveiro.

O evento começa dia 1 de dezembro e prolonga-se até ao dia 13 de janeiro, tradicionalmente conhecida como “a segunda-feira de São Gonçalinho”.

A abertura do “Boas Festas em Aveiro” terá então lugar este domingo, com início pelas 17h00, no Canal Central com o desfile de Pais Natal em Barco Moliceiro.

A primeira paragem desta regata acontecerá na Ponte Praça, para a ligação da iluminação decorativa de Natal de toda a Cidade.

O desfile continuará para o Cais da Fonte Nova com a performance a bordo “Maresia”, por Claudio Hochman, contando com a participação comunitária de diversos grupos de Teatro de Aveiro.

A inauguração da Árvore de Natal mais alta de Portugal, outro dos pontos altos do dia, deverá acontecer pelas 18h15, logo após a chegada de todos os barcos moliceiros à Fonte Nova

Os cidadãos são convidados« a participar neste momento especial e a vestirem um gorro de Pai Natal.

Ainda no dia 1 terá início o “Xmas Club Aveiro” no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um projeto inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva.

O “Natal Acontece em Aveiro”, no Cais da Fonte Nova, até 13 de janeiro, tem uma roda gigante panorâmica, pista de gelo natural, o carrossel francês infantil, Casa do Pai Natal, a Magia de Natal, Palco com programação e animação de Rua, a exposição de Presépios Portugueses (mais de mil unidades de diferentes regiões, com apoio organizativo da “A Barrica”) e Mercado de Natal.

A quadra oferece ainda exposições e concertos.

As ações decorrerão com maior impacto aos fins de semana e na proximidade do Natal no Cais da Fonte Nova, Coreto do Mercado Manuel Firmino, Pontes (Rua Homem Cristo), Praça Melo Freitas e Praça 14 de julho, bem como na Igreja das Carmelitas, Igreja de Jesus, Igreja da Misericórdia, Igreja do Carmo e Sé.

A passagem de Ano propõe espetáculo de iluminação e pirotecnia com festa na Ponte de Praça, Canal Central e Rossio.

O Palco Principal terá a presença de DJ Mastiksoul, Radio Edits e I Love Baile Funk.

Os restaurantes apresentam menus temáticos em “Aveiro Sabores com Tradição”

No dia 14 de dezembro, sábado, das 9h30 às 16h30, terão lugar as Conferências de São Gonçalinho, no edifício da Antiga Capitania, seguido da inauguração da exposição patente no Museu da Cidade. A mostra poderá ser visitada até 13 de janeiro.

No dia 7 de dezembro terá lugar a corrida “OLI São Silvestre – Cidade de Aveiro”, com um percurso de 10km, e uma caminhada de 5km.

Haverá mercado “Artes no Canal” nos dias 14, 15, 21 e 22.

O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o “Bazar de Natal” do tipo quermesse social, de 12 a 15 de dezembro. Neste fim de semana e em simultâneo ocorrerá o Aveiro Xmas Beer Fest – Festa de Natal (de 11 a 15 de dezembro).

Trata-se de um mercado de Natal de cerveja artesanal com um total previsto de 25 marcas, 20 marcas nacionais e cinco internacionais para apresentarem as suas novidades.

No Teatro Aveirense salienta-se o Ballet Clássico “O Lago dos Cisnes” pela Russian Classical Ballet, o espetáculo de Circo Contemporâneo Express Natal da Cia. Faltan7 e o tradicional Concerto Ano Novo de Aveiro pela Orquestra Filarmonia das Beiras