Programa de Aceleração para projetos académicos arranca no Centro do País.

2020-01-09 09:28

Categoria: 

Concelho: 

O Programa de Aceleração para projetos académicos arranca no Centro do País e as candidaturas para a edição Centro terminam a 21 de fevereiro.

Equipas de investigadores que estejam a desenvolver projetos de base científica e tecnológica, com potencial para se tornarem um produto ou serviço com viabilidade económica, têm até ao dia 21 de fevereiro para se candidatarem à Edição do Centro do programa de Aceleração do Born from Knowledge (BfK), promovido pela Agência Nacional de Inovação.

A iniciativa, que possibilita a validação do potencial impacto de negócio de projetos académicos, será apresentada em roadshows que terão lugar nas Universidades do Minho, Coimbra e Aveiro.

As sessões dos roadshows Centro e no Alentejo têm como missão incentivar os investigadores, académicos e estudantes a candidatarem os seus projetos por forma a serem acelerados através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização.

O Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia BfK Rise visa valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização e disponibilizará acompanhamento e capacitação intensivos.

O objetivo principal é facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologias para o mercado, oferecendo aos investigadores mentoria e metodologias do universo empreendedor para validação dos seus projetos.

O programa tem três edições – Norte, Centro e Alentejo – para aceleração de cerca de 24 projetos até ao final do primeiro semestre deste ano. Cada edição conta com três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e "vender" a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day . A decorrer encontra-se a edição norte, que culminará no dia 28 de fevereiro, com a apresentação dos resultados.

No dia 5 de março de 2020 arranca o 1º Bootcamp.