Primeira marcha LGBTI+ em Aveiro realiza-se a 15 de Junho.

2019-04-23 10:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A primeira marcha LGBTI+ em Aveiro realiza-se a 15 de Junho num percurso que terá o seu início na Estação de Comboios de Aveiro, passando pela Avenida Lourenço Peixinho e terminará na Praça da República.

Os promotores consideram que Aveiro é uma cidade "conservadora" mas entendem que é chegado o tempo de virar a página desde logo pela "inexistência de associações ou movimentos locais que tenham como mote a defesa da diversidade".

A sigla que designa pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo e o sinal + que representa outras possíveis identificações não referidas na sigla será o símbolo da marcha.

“Em 2019 celebra-se a vigésima edição da Primeira Marcha LGBT em Portugal (Lisboa), e muito mudou desde então, mas não o suficiente. Muitos têm sido os progressos legislativos alcançados, desde o casamento, passando pela lei da identidade de género, até as leis referentes à homoparentalidade. Conquistas que permitiram que tenhamos agora uma sociedade mais justa, onde não é negado a ninguém o direito de ter uma família”.

A organização do evento afirma que muito está ainda por garantir “especialmente do ponto de vista cultural”.

“Na nossa sociedade, independentemente destas importantes conquistas legislativas, sentimos todos os dias na pele os efeitos da homofobia, transfobia, bifobia… Sentimos as amarras de uma sociedade, por vezes, castradora, conservadora, misógina e homofóbica. Aquilo que vemos como medidas de informação e formação para uma sociedade mais tolerante, são julgadas negativamente, como um suposto atentado aos supostos bons valores, aos bons costumes, ao modelo tradicional de família”.