Primeira edição do Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública decorre em Aveiro.

2019-12-08 16:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mais de 100 pessoas deslocam-se à cidade de Aveiro, no início da semana, para a primeira edição do Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Este evento, subordinado ao tema “O papel do Médico de Saúde Pública no século XXI”, decorrerá em dois dias, no Centro de Congressos de Aveiro.

Encontro científico organizado pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública pretende ser um espaço de partilha e debate, potenciador do conhecimento e da organização do trabalho e papel do médico de Saúde Pública.

O CNMSP espera contribuir para o crescimento da especialidade médica de Saúde Pública e para reforçar o reconhecimento, por parte da população, da importância da proteção e promoção da saúde, e prevenção da doença.

Há painéis sobre “Vigilância de Saúde e Bem-estar da população”, “Monitorização e Resposta a Riscos e Emergências em Saúde Pública”, “Governança para a Saúde e Bem-estar”, “Estrutura organizacional e financiamento sustentáveis” e o financiamento.

Os trabalhos decorrem a partir das 9h com plenários e workshops.

A sessão de abertura oficial decorre a partir das 13h30 com intervenções de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde e Ricardo Mexia, Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Na terça destaque para os plenários “Saúde em Todas as Políticas” e “Contratualização em Saúde Pública”.

Encerramento às 15h45 com as presenças de António Sales, Secretário de Estado da Saúde; Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos e Ricardo Mexia, Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Ricardo Mexia, entrevistado por Fernando Borges, acentua os temas de relevo em debate neste encontro (com áudio)