Presença do homem pré-histórico em Ílhavo poderá remontar ao Paleolítico.

2018-12-20 10:39

Categoria: 

Concelho: 

Terminada mais uma etapa de prospeções arqueológicas, em Ílhavo, existe a convicção de que foram encontrados vestígios pré-históricos.

Esta é a terceira e última fase das prospeções arqueológicas realizadas no Município de Ílhavo por uma equipa de arqueólogos da ERA-Arqueologia, a qual contou com auxílio de voluntários da comunidade.

Os trabalhos arqueológicos permitiram verificar a presença de vestígios pré-históricos, designadamente industrias líticas (sobretudo em quartzo e quartzito) associadas, do ponto de vista geomorfológico, a depósitos de praias antigas e terraços fluviais plio-plistocénicos, localizados em Vale de Ílhavo, Ribas, Barquinha, Quinta da Valenta, entre outros locais.

A existência de utensílios líticos demonstra, nos terraços mais antigos, que a presença do homem pré-histórico poderá remontar ao Paleolítico, sendo, no entanto, necessária uma análise geoarqueológica mais aprofundada para corroborar esta hipótese.

No que se refere à pré-história recente (Neocalcolítico), de salientar a identificação do sítio da Medela porque, para além da sua implantação topográfica (pequeno esporão sobranceiro a um antigo braço da Ria), bem como a sua localização (a pouca distância do sítio de Agra do Crastro, sitio pré-histórico localizado já no concelho de Aveiro), "foram finalmente detetados nos trabalhos de prospeção instrumentos líticos que demonstram que a sua ocupação no decurso da Pré-História recente foi efetivamente uma realidade".