Prémio Otávio Lixa Filgueiras incentiva estudos em cultura marítima.

2016-01-18 11:32

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do 3º aniversário do aquário de bacalhaus fica marcada pelo lançamento da 3ª edição do prémio em Estudos de Cultura do Mar “Octávio Lixa Filgueiras” destinado a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Arqueologia Marítima, Patrimónios Marítimos e Museologia.

Instituído pelo Museu Marítimo de Ílhavo, o prémio Octávio Lixa Filgueiras destina-se a promover investigação relevante na área das Ciências Sociais dedicada a temas de cultura do mar. Pretende-se com este prémio invocar e divulgar a obra de um dos mais reconhecidos investigadores portugueses de temas de cultura marítima, o Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.

A inscrição deve ser feita até 27 de maio, estando para isso disponível o formulário de inscrição e as normas de participação no site do Museu Marítimo de Ílhavo www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt. Os trabalhos concorrentes deverão ser apresentados até 2 de setembro. A entrega do prémio acontecerá no dia 19 de novembro de 2016, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.