Prémio internacional abre portas à internacionalização da Feitoria do Cacao.

2017-06-28 09:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fazer chocolate com paixão já levou uma sociedade instalada em Aveiro ao reconhecimento internacional. A tablete de chocolate Nicarágua Nicalizo 76% foi distinguida com medalha de prata nos Academy of Chocolate Awards.

A loja-oficina instalada na estrada de São Bernardo é um projeto da portuguesa Susana Tavares e da japonesa Tomoko Suga que produzem chocolate com grãos de cacau da Nicarágua no âmbito dos programas de comércio justo.

A medalha de prata nos prémios promovidos pela Academy of Chocolate é um reconhecimento que abre ainda mais as portas ao reconhecimento internacional. Tomoko Suga explica que o segredo é o regresso aos modelos de produção do passado com respeito pela matéria prima e com "paixão".

A tablete produzida pela Feitoria do Cacao já tinha recebido este ano a medalha de ouro no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais.

Agora foi a única portuguesa distinguida no lote de 50 tabletes galardoadas com a medalha de prata na sub-categoria de barras de chocolate com menos de 80% de cacau.

Susana Tavares admite que é mais um passo na afirmação da Feitoria do Cacao que surgiu em 2015 já depois de uma viagem das sócias a São Tomé em ação de pesquisa (com áudio).