"Precisamos de qualificar apoio à decisão com informação" - Ribau Esteves na Portugal Mobi Summit.

2019-06-05 11:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Há 40 anos chegou a revolução dos sistemas básicos de água, lixo e saneamento mas as cidades atuais estão agora noutro momento da sua existência com a aposta nos modelos tecnológicos das cidades inteligentes.

Autarquias da região de Aveiro sentem que este é o momento de criar condições para uma vida mais facilitada e de acesso democrático aos serviços.

O debate de Ovar no aquecimento para o Portugal Mobi Summit, sobre smart cities, juntou autarcas de todo o país.

Ribau Esteves e Salvador Malheiro concordam que a gestão de informação é importante na governação das cidades mas encerra riscos.

O autarca de Aveiro diz que a gestão de informação por gestores que não estão na esfera pública é um dos riscos das sociedades modernas (com áudio)

O evento juntou na Escola de Artes e Ofícios de Ovar empresas, especialistas e políticos, num encontro sobre cidades inteligentes.

Os autarcas dizem que o investimento só faz sentido se trouxer benefícios na qualidade de vida da população.

Ribau Esteves sublinha a importância de qualificar os processos de decisão e levar os cidadãos a conhecerem esse lado que sustenta as decisões.

Deu o exemplo recente do abate de árvores ou a gestão animal como dossiês que mais amargos de boca dão e que resultam, muitas vezes, da falta de informação (com áudio)

A recolha e tratamento de dados com a ajuda de meios digitais foi tema dominante na sessão de Ovar em aquecimento para a Portugal Mobi Summit.

A gestão inteligente de transportes, água e saneamento é uma das apostas com sentido mais prático.

Salvador Malheiro, autarca de Ovar, quer juntar-lhe a defesa do litoral e a gestão de lixo nas praias nos meses de maior pressão (com áudio)

 

 

 

Foto: CMO