Praia da Barra diz que não pode estar sem autocarro de ligação a Aveiro entre as 7h05 e as 9h50.

2023-09-19 07:20

Categoria: 

Concelho: 

As queixas dos cidadãos sobre a rede de transportes Busway continuam a fazer-se ouvir.

Uma moradora na Praia da Barra diz que o regresso à escola e aos trabalhos fez perceber que há lacunas.

Com a alteração da rede de autocarros para a Busway existirão dois autocarros a fazer ligação Praia da Barra – Aveiro (junto ao Canal Central) ao início da manhã com ligações às 7h05 e às 9h50.

As famílias entendem que este horário não serve quem entra nas escolas às 8h30 e ao trabalho às 9h00 tornando “impossível” o uso da rede de transporte públicos.

Os que existem em horário intermédio a passar pela praia da Barra fazem ligações à Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e Escola João Afonso.

Dos contactos feitos, a moradora diz que não obteve qualquer resposta mas deparou-se com um verdadeiro jogo do empurra.

A Busway terá descartado responsabilidade para as autarquias locais, por sua vez a Junta empurrou para a Câmara Municipal e a Câmara deu como resposta a necessidade de reportar a situação por escrito, um circuito que deixa o cidadã literalmente às voltas com os transportes.

Este apelo surgiu no dia em que houve greve dos motoristas da nova operadora.

Uma greve sem expressão que mobilizou cerca de 20 motoristas dos quais 14 estaviveram concentrados em Aveiro num total de mais de 100 que a empresa tem ao serviço.

Motoristas concentrados junto ao terminal rodoviário de Aveiro reclamaram o cumprimento de direitos que vinham de antigas operadoras das quais transitaram para a nova concessionária dos transportes na região de Aveiro.

José Manuel Silva, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte, admite que o impacto foi mais sentido na área de Águeda e Albergaria.

Ainda assim o Sindicato pode avançar para novo pré-aviso de greve a partir de 9 de outubro.

Os motoristas assumem que a parte salarial está em ordem mas há questões em aberto ao nível dos intervalos que foram normalizados para três horas.