Portugal entra na fase de mitigação no combate ao Coronavírus.

2020-03-25 20:28

Categoria: 

Concelho: 

Portugal vai entrar à meia-noite desta quinta-feira na fase de mitigação no combate ao Coronavírus.

Trata-se de um nível de alerta mais elevado e é ativada quando as cadeias de transmissão são comunitárias.

Na primeira fase, de contenção, havia "um canal privilegiado para hospitais de referência" onde se encontravam os médicos mais treinados, disse a diretora-geral da saúde em conferência de imprensa.

Nesta seguinte fase, os doentes vão ser sobretudo seguidos em casa e em hospitais locais.

Setor público, privado e social passam a estar mobilizados.

Porto, Lisboa e Aveiro são distritos em alerta laranja devido ao número de casos.

Ovar mantém-se como um dos focos de preocupação e o autarca local que esta noite adiantou ter referenciados 114 casos de infeção.

“Estamos há uma semana sitiados e tem sido difícil implementar este cerco. São medidas musculadas aplicadas a povo e industria. Havia a evidência da contaminação comunitária e isso está a confirmar-se. Estamos com 114 casos confirmados mas à espera de muitos testes. É provável que o número aumente”.

Salvador Malheiro revela que ontem à noite chegaram três pessoas em estado mais grave e não são apenas idosos. Havia jovens descompensados.

“Estamos a seguir a referenciação pela autoridade local de saúde. Ontem eliminamos a lista de espera mas sentimos que para podermos controlar a situação temos que ter um número maior de testes”, declarou Salvador Malheiro ao Telejornal deixando apelo ao reforço de meios.

 “Precisamos de mais médicos, mais enfermeiros e mais pessoal. Há dezenas de voluntários que vão permitir acompanhamento para reduzir risco”.