Portugal candidato a centro de produção de componentes no setor das duas rodas.

2015-08-25 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Portugal poderá vir a garantir um centro de produção de componentes nas duas rodas e o próximo certame do setor, na Alemanha, pode ajudar a dar passos decisivos nesse sentido. Por agora é notícia o posicionamento do país uma vez que a principal publicação do setor das duas rodas avança que numa competição entre Portugal Bike “Valley” e Roménia Portugal ganha terreno.

Esta edição será distribuída na feira Eurobike 2015 que se realiza entre 26 e 29 de agosto, na Alemanha. A ABIMOTA participa na feira para promover o Portugal Bike Value e o Cluster da Mobilidade Suave, formado por 56 entidades públicas e privadas

“A Associação Nacional dos Industriais de Bicicletas, Ciclomotores, Motociclos e Acessórios (ABIMOTA) vai aproveitar a reunião de investidores e promotores estrangeiros numa das principais feiras do setor para promover a iniciativa Portugal Bike Value, que aponta o nosso país como aquele que reúne as melhores condições para a instalação desta indústria na Europa”.

A Eurobike 2015 realiza-se na próxima semana, entre 26 e 29 de agosto, em Friedrichshafen, e nela será distribuída a edição especial de agosto da Eurobike que elege para assunto de capa o Portugal Bike Value.

“No último Taipei Cycle Show, realizado em março passado, debateram-se iniciativas com vista a criar flexibilidade na cadeia de fornecimento para a indústria das bicicletas na Europa. Dois centros de produção de quadros (de alumínio) e de outros componentes foram equacionados: Romania [Roménia] Bike Valley [numa alusão ao Silicon Valley, na Califórnia, que reúne algumas das mais importantes empresas de tecnologia em todo o mundo] e Portugal Bike Valley. Neste momento, a iniciativa Portugal Bike Valley está a torna-se uma realidade”, apresenta o editor-chefe da publicação editada pelo grupo de média holandês Vakmedianet.

No website da revista, Jack Oortwijn adianta contactos com Portugal para funcionar como centro de produção de componentes. “Os investimentos para a criação de um centro de produção de quadros e outros componentes em Águeda, Portugal (a cidade onde a indústria da bicicleta portuguesa está localizada) já se iniciaram”.