Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura sete empreitadas (892 mil euros).

2015-07-04 13:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ao programa de requalificação e valorização da Ria de Aveiro, promovido pela Polis Litoral Ria de Aveiro, somam-se mais sete obras concluídas nos Concelhos de Ovar, Estarreja, Aveiro e Águeda.

Com um investimento de cerca de 892 mil euros, as duas empreitadas de requalificação e valorização dos Parques da Pateira de Fermentelos assim como as de reordenamento e valorização dos cinco núcleos piscatórios lagunares, dão origem a sete espaços renovados que agora se enquadram numa lógica mais sustentável. Resultante de um investimento total de 590 mil euros a Pateira de Fermentelos,  localizada no triângulo dos Concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, é agora um espaço requalificado e mais valorizado, com a conclusão das empreitadas no Parque de Espinhel e Parque de Requeixo, ficando ainda por concluir a intervenção no Parque do Carregal. A demolição de um edifício, a implementação de uma rede de percursos pedonais, a contenção de margens e a criação de uma rampa de acesso e um cais de ancoragem para a ceifeira aquática, assim como a plantação de árvores, arbustos e herbáceas foram as principais intervenções submetidas em termos ambientais e paisagísticos, no Parque de Espinhel. A empreitada, cujas requalificações abrangem uma área de 10.950 m2, potenciou ainda o usufruto do espaço para os visitantes e para a prática de turismo ambiental, através da implementação de estruturas como um parque infantil, um campo de jogos e mobiliário de apoio. 

Já o Parque de Requeixo, com uma área intervencionada de 3.730 m2, apresenta como principais requalificações a recuperação da margem e coberto vegetal, com a execução de um posto de avifauna, plantação de árvores, arbustos e herbáceas.

No município de Estarreja, com o intuito de proteger e defender a zona costeira e lagunar da Ria de Aveiro, para a prevenção de risco, a Polis Litoral de Aveiro inaugura quatro novos cais, criando assim condições para a valorização e manutenção das atividades económicas de base tradicional, ligadas ao setor das pescas. Os Cais da Teixugueira, do Nacinho, da Tabuada e das Bulhas estão agora preparados para que seja possível manter, e até potenciar, a pesca artesanal que se verifica naqueles núcleos. As requalificações permitem ainda um alargamento da prática de outras atividades, como é o caso da prática desportiva, atividades de recreio e lazer e ainda observação paisagística pelas fauna e flora presentes no local. O investimento de cerca de 197 mil euros possibilitou a criação de acessos aos locais de acostagem pelo reperfilamento do plateau existente através da execução de aterros, com reforço de cotas das zonas baixas ameaçadas pelas cheias e estabilização das margens. Assim como a recuperação dos troços de frente-cais existentes, pela sua construção de raiz e pelo tratamento/arranjo dos taludes de proteção estabelecidos. No Cais do Nacinho, foi ainda implementada uma rampa de acesso ao plano de água.

Ainda no âmbito da proteção e defesa da zona costeira e lagunar da Ria de Aveiro, a Polis Litoral Ria de Aveiro vai também inaugurar o Cais da Pedra e zona envolvente, no município de Ovar. Com um investimento de cerca de 103 mil euros, a zona intervencionada de 5.070 m2, apresenta agora uma plataforma do cais reabilitada, com reforço de cotas das zonas baixas ameaçadas pelas cheias e estabilização das margens. Através do novo pontão fixo, que entra pelo plano de água dentro, é agora possível a ancoragem de embarcações assim como a prática da pesca de margem. O Cais da Pedra passa agora a dispor também de uma rampa de acesso ao plano de água, tendo a empreitada promovido o reordenamento e valorização paisagística da área que envolve o cais.