Policia Marítima fiscaliza redes majoeiras.

2016-12-08 14:31

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia Marítima apreendeu seis redes majoeiras ilegais, por falta de sinalização ou identificação, e excesso de comprimento ou altura.

Ação de fiscalização dirigida à deteção de redes de tresmalho fundeadas sem o auxílio de embarcação, vulgarmente designadas como majoeiras, utilizadas a partir de terra, entre a praia de S. Jacinto e o limite sul da praia de Cortegaça.

No decorrer da ação, realizada em 33 Km de praia, foram ainda fiscalizados quatro pescadores lúdicos apeados, em situação legal, bem como verificadas e fiscalizadas quinze redes majoeiras, igualmente legais.

Este tipo de pesca com redes de tresmalho constitui uma arte de pesca regulamentar, permitida nas áreas de jurisdição marítima das Capitanias do Porto do Douro, até à da Nazaré, inclusive.

Em termos legais, cada pescador apenas pode operar com um total de quatro ou oito redes, consoante especificado na licença de pesca, com as quais poderá armar, respetivamente, um máximo de duas ou quatro caçadas.

A utilização destas redes apenas é permitida entre 1 de outubro e 30 de abril de cada ano, com exceção dos sábados, domingos e feriados, onde os pescadores apenas podem operar na área de jurisdição da Capitania onde residem e das Capitanias limítrofes, mas sempre nas zonas demarcadas para o efeito pela Autoridade Marítima Local.