Polícia Marítima fiscaliza pesca com redes de emalhar no interior do Porto de Aveiro.

2016-04-05 18:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Durante a manhã de ontem, dia 4 de Abril, o Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Aveiro, no desenvolvimento da atividade de vigilância e fiscalização da pesca, fiscalizou o exercício da pesca por rede de emalhar, no interior do Porto de Aveiro.

As ações de fiscalização resultaram na deteção, recolha e apreensão de cinco redes de emalhar de um pano, colocadas no interior do terminal norte do Porto. As artes ilegais foram transportadas para o respetivo Comando-local da PM, onde se procedeu à elaboração dos respetivos expedientes e procedimentos contraordenacionais.

A pesca por rede de emalhar representa qualquer método de pesca que utiliza uma estrutura de rede com a forma retangular, constituída por um, dois ou três panos de diferente malhagem, mantidos em posição vertical por meio de cabos de flutuação e cabos de lastros, que pode atuar isolada ou em “caçadas” (conjunto de redes ligadas entre si, ficando os espécimes presos na própria rede).

A pesca por rede de emalhar é uma arte de pesca regulamentar, de utilização generalizada, e permitida nas áreas de jurisdição marítima das Capitanias dos Portos, encontrando-se no entanto proibida no interior do Terminal Norte do Porto de Aveiro.