Polícia Marítima, Capitania e Porto de Aveiro testam procedimentos no combate à poluição.

2017-12-18 16:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Capitania e a Polícia Marítima de Aveiro participaram, este sábado, num Exercício de Combate à Poluição no Porto de Aveiro, no âmbito do Plano de Emergência Interno do Porto.

A preparação do exercício começou no início de dezembro com a realização de duas ações de formação de atualização do Curso de Operador de Combate à Poluição no Mar, que decorreram nas instalações da Administração do Porto de Aveiro, onde participaram dois elementos da Capitania como observadores.

Neste exercício o alerta de poluição foi dado pelas 08h00 para o piquete da Polícia Marítima, tendo sido de imediato desencadeados todos os procedimentos internos para responder a este tipo de incidente, conforme estabelecido no plano de contingência nacional – Plano Mar Limpo.

Os meios e as equipas de combate à poluição da Capitania deslocaram-se para o local do incidente, a Ponte de Cais 26 do Terminal de Graneis Líquidos (TGL), onde apoiaram e integraram as equipas do Porto de Aveiro, “executando todas as diligências necessárias para conter e extrair o foco de poluição na água”.

As entidades promotoras consideram que o exercício decorreu de “forma satisfatória”, com as equipas do Porto de Aveiro e da Capitania a trabalharem de “forma conjunta e articuladas, tendo sido testadas as várias ações a tomar no caso de uma situação de poluição no porto, sem descurar as normas de segurança a nível pessoal e material”.