Plataforma Cidades senta à mesa multinacionais, autarcas, Reitor e empresários em debate sobre estratégias de futuro.

2019-03-13 09:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Júlio Pedrosa acredita que Aveiro tem a ganhar com o encontro de "atores" locais definidos num estudo desenvolvido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos como relevantes no processo de desenvolvimento da região tida como exemplo na ligação entre universidade e empresas.

O estudo sobre a qualidade da governação local foi o ponto de partida para a iniciativa da Plataforma Cidades que promete reunir 25 personalidades, à volta de uma mesa, no próximo dia 30 de março, para que todos exponham o seu pensamento sobre estratégias de desenvolvimento.

Aveiro, Braga, Mirandela e Setúbal fora casos estudados por académicos ao nível das estratégias, da participação pública e dos indicadores económicos.

O antigo Reitor e antigo Ministro da Educação lembra que há necessidade de fazer este ponto de encontro numa jornada que irá juntar Correia de Campos, Marçal Grilo, representantes de empresas multinacionais como a Bosch, a Renault, a Altice ou a Navigator, o Reitor da Universidade e o autarca de Aveiro, entre outros, numa partilha de visões sobre o futuro (com áudio)

Deste encontro poderá nascer um lóbi devidamente enquadrado para permitir o ganho de peso nas decisões e na capacidade de poder influenciar o desempenho futuro da região (com áudio).

Sem agenda pré-definida ou sem conceitos pré-determinados, a Plataforma quer ouvir o que pensa cada um desses atores a quem reconhece "massa crítica" e peso decisivo nas dinâmicas regionais e nacionais. habitação, emprego e saúde são áreas que fomentam essa reflexão (com áudio).

Júlio Pedrosa em entrevista ao programa “Conversas” numa emissão marcada para esta quarta às 19h.