Petição contra encerramento dos cinemas no Fórum já leva 600 assinaturas. Eventuais despedimentos preocupam.

2018-05-28 09:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A petição para tentar evitar o encerramento dos cinemas no Fórum já leva 600 assinaturas em 7 dias e “comentários expressivos” da opinião pública.

Este é o primeiro balanço feito por Ana Gil, docente universitária que assumiu a mobilização em defesa dos serviços no centro da cidade.

Reforça essa posição com o impacto do anunciado despedimento de funcionários depois de 20 anos de presença nas salas. Da Câmara de Aveiro e da NOS diz que ainda não recebeu resposta aos apelos lançados.

Explica que a decisão de assumir esta mobilização se prende com o impacto social e com a importância das autarquias mediarem os “interesses económicos desenfreados, em prol dos seus munícipes”.

“Aqui trata-se cruamente de uma ação da NOS que ignora completamente as características da população local, e que ignora os trabalhadores que a serviram durante 20 anos, para cegamente seguir o interesse económico. A autarquia deveria em parceria trabalhar pelos munícipes, em tais situações”.

O encerramento está previsto para dia 31 de Maio e a informação sobre o encerramento das salas de cinema e a deslocalização da Bertrand aponta para a instalação da FNAC na cidade nesses espaços.

Os partidos com assento na Assembleia Municipal de Aveiro foram ouvidos no programa “Canal Central” e reconhecem a dificuldade de intervir numa questão de “privados”. Lembram que as dinâmicas económicas se fazem dessas alterações mas confessam “alguma preocupação” pelos impactos sentidos.