Pescadores contestam proibição de pesca da sardinha em áreas do centro e norte de Portugal.

2017-10-25 15:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Preocupação entre os homens do mar pelas anunciadas limitações à pesca da sardinha que a Ministra do Mar antevê para as regiões Centro e Norte de Portugal. Ana Paula Vitorino adianta que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, consideradas as mais importantes para a reprodução da espécie, num trabalho delineado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pelos representantes do setor.

À margem da conferência 'O Valor dos Oceanos', a decorrer em Lisboa, a Ministra precisou estarem a ser "mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias para juntamente com o IPMA, já com informação científica, para se poder delimitar áreas em que não haverá pesca de todo, porque são áreas importante para a reprodução da espécie".

Eduardo Matos, responsável pela Associação Nacional da Pequena Pesca do Cerco e diretor executivo da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, afirma, em declarações à SIC, que a prática dos pescadores não diz o mesmo que os estudos do IPMA. "(com áudio)