"Perante o aparecimento do caso de Covid-19 é imperativo a realização de testes a todos os utentes e colaboradores" - Lar de São José.

2020-04-01 09:57

Categoria: 

Concelho: 

A direção técnica do Lar de São José, em Ílhavo, confirma que há um utente da instituição no hospital à espera do resultado do teste à Covid19.

Depois do falecimento de uma utente, ontem, no hospital, o Lar vive horas de sobressalto com a necessidade de perceber se há mais casos.

“Neste momento temos um utente no Hospital, que segundo as últimas informações está estável no que diz respeito à ocorrência que o levou ao hospital, aguardando segundo protocolo , apenas o resultado do teste ao Covid-19. E temos neste momento 11 idosos em isolamento, como medida de prevenção. Perante o aparecimento do caso de Covid- 19 é IMPERATIVO a realização de testes a todos os utentes e colaboradores que estiveram na Instituição nos últimos 14 dias, para averiguar a real dimensão deste problema. Apelo a todas as entidades oficiais a maior celeridade no desenrolar deste processo”.

Soluções que estarão a ser tentadas pela instituição, autoridades sanitárias e autarquia junto da rede pública e privada mas sem respostas até ao momento.

O diretor técnico publicou esta manhã um esclarecimento sobre este dossiê salientando que as funcionárias que entraram de turno esta semana assumiram ficar dentro do lar mesmo depois de conhecida a ocorrência.

“Na madrugada de terça- feira, horas depois de um grupo de funcionárias entrar na Instituição para realizar um isolamento de 14 dias, com vista a minimizar a entrada do vírus na Instituição, nesta fase de mitigação, somos confrontados com o falecimento de uma utente do Lar, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga. A situação já de si de lamentar, torna proporções graves, quando somos informados que a utente tinha Covid- 19. Tomo a responsabilidade ética de me deslocar ao Lar de São José e de informar as trabalhadoras que horas antes se tinham confinado na Instituição. Perante esta adversidade e condicionalismo, nenhuma colaboradora decidiu sair, assumindo claramente o tratamento e apoio aos nossos utentes”.

Luís Oliveira reconhece que a realização de testes salta para o topo das prioridades.

“Depois de avisados nas primeiras horas da manhã os responsáveis dos nossos utentes, informaram-se as entidades oficias de saúde em estreita colaboração com o Diretor Geral da Instituição e a nossa médica. Não parece haver grandes dúvidas que é de extrema importância a realização de testes urgentemente, mas apesar dos nossos esforços e de muitas entidades, durante o dia de ontem não foi possível encontrar uma solução para este facto”.

Internamente e depois de confirmado o 1º caso, procedeu-se á implementação do estipulado no plano de contingência com a criação de circuitos externos que permitem que a cozinha e a lavandaria continuem a trabalhar, sem contacto com os colaboradores e utentes que se encontram dentro das instalações.

“O meu muito obrigado, também à pronta disponibilidade destas colaboradoras para ficarem a executar a sua missão. E uma parte muito importante foi alargar a nossa área de isolamento de 4 para 15 utentes, se tal for necessário”.

O diretor do Lar de São José deixou ainda reconhecimento público a quem tenta ajudar a instituição da paróquia de Ílhavo.

Agradeço toda a dedicação e empenho dos colaboradores envolvidos em todo este processo que tudo têm feito para assegurar com abnegação, a prestação de cuidados às necessidades dos utentes. Têm sido elementos fundamentais. Agradeço também à estrutura do Património, Direção e Diretor Geral que se encontram do lado de fora, a tentar suprimir todas as nossas necessidades. Um agradecimento especial à nossa médica incansável em todo este processo. Da mesma maneira, agradeço a todas as entidades, empresas e pessoas anónimas que tem contribuído para o amenizar desta situação através da doação de equipamento de proteção pessoal, bem como todas as mensagens de solidariedade e apoio.