Pedro Gil de Vasconcelos apresenta o livro “Caminhos que faço meus".

2023-09-28 08:10

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Gil de Vasconcelos apresenta, em Albergaria, o livro “Caminhos que faço meus".

É o regresso do autor a Albergaria-a-Velha para apresentar o recente livro que inspirou o filme “O meu Caminho”, premiado no Munich New Wave Short Film Festival e no Madrid International Short Film Festival.

A apresentação integra o ciclo de tertúlias “A Inspirar Caminhos” e tem lugar no Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa esta quinta-feira, dia 28 de setembro, às 18h30.

Reza a lenda que, no século IX, quando ouviu falar da descoberta dos restos mortais de Santiago, o rei Afonso II das Astúrias se deslocou de Oviedo ao Monte Libredón para os ver com os próprios olhos. O seu percurso viria a ficar conhecido como o Caminho Primitivo, já que este terá sido o primeiro Caminho a ser percorrido com o objetivo de ir ver o sepulcro do apóstolo.

Mil e duzentos anos depois, à semelhança de muitos outros peregrinos, Pedro Gil de Vasconcelos decidiu percorrer este mesmo trajeto, de botas nos pés e bastões nas mãos.

As suas memórias foram a sua companhia ao longo dos 320 km que separam a capital das Astúrias da capital da Galiza, compiladas num livro bem pessoal.

Pedro Gil de Vasconcelos nasceu no Porto e é licenciado em Cinema e Audiovisuais pela Escola Superior Artística do Porto.

Iniciou a sua carreira como jornalista no jornal “O Primeiro de Janeiro”, de onde passou para a RTP, onde trabalhou nas áreas do desporto e informação.

Fundou a empresa Completa Mente – Comunicação e Eventos, Lda e geriu os seus próprios projetos, como o filme “Teratron – As Cobaias” e os programas “4 Tempos” e “Romaria do Meu Coração”.

Já realizou vários documentários vencedores de prémios internacionais, como “The Magic is Lost” e “O Meu Caminho”.

Atualmente lidera vários projetos de comunicação dedicados à área empresarial. É um caminhante regular e apaixonado confesso pelo Caminho de Santiago.