PCI: Ribau Esteves e Manuel Assunção 'guiaram' jornalistas pelas obras em curso e anteciparam mega-projecto. 'Teremos três edifícios e infra-estruturas terminados até ao final do primeiro semestre de 2016'.

2015-07-07 15:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Investimento global será de 20 milhões de euros com uma comparticipação de 15,4 milhões de euros de fundos comunitários. O Parque da Ciência e Inovação (PCI) já está no terreno, em fase de construção, com três edifícios em fase de arranque. O edifício central e dois laboratórios de uso comum fazem parte da primeira fase do projeto apresentado esta manhã pelo Presidente da administração do PCI e Reitor da Universidade de Aveiro.

Manuel Assunção assegura que há interesse em desenvolver o projeto de forma sustentada e à medida das necessidades. Trata-se de um projecto "absolutamente realista", referiu. "Desde sempre disse que vamos construindo à medida que a dinâmica do PCI vai exigindo". "As fases são todas críticas", disse. O PCI "é construido para ter mais empresas, novos produtos e muita actividade dinâmica e inovadora. Os desafios sucedem-se. O que está a ser construido, agora, é o essencial. Depois outras fases se seguirão, igualmente desafiadoras. Nessas fases outras actividades serão desenvolvidas visando a criação de mais empresas e emprego, sendo este um centro dinamizador de toda a região", sublinhou.

A Administração esteve representada pelo Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, e pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Ribau Esteves lembrou as dificuldades para fazer vingar o projeto e destaca a garantia de financiamento como o momento decisivo em todo o processo. (com áudio)

"Teremos três edifícios e infra-estruturas terminados até ao final do primeiro semestre de 2016", adiantou. O edifício dedicado às Tecnologias da Informação e Comunicação estará pronto até final deste ano. Quanto ao edifício central e o edifício de materiais e agro-indústria têm conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2016.

Manuel Assunção aproveitou a visita guiada ao Parque da Ciência para realçar a dimensão ambiental do projeto com qualificação da frente lagunar num espaço que funcionará como Parque entre Aveiro e Ílhavo e ao dispor das populações. As pessoas "têm de se habituar a ter uma relação saudável com o Parque que propicia zonas de lazer com acesso à Ria. A população terá um território valorizado ambientalmente. Serão zonas ricas do ponto de vista da fauna, flora e paisagísticamente".

Em construção estão infraestruturas de base e os três primeiros edifícios do PCI. O PCI em construção na Coutada, entre Aveiro e Ílhavo, é liderado pela Universidade de Aveiro, através de uma sociedade participada por várias entidades, designadamente a CIRA.