Pastel de Albergaria local gera 'desconforto' entre produtores.

2017-05-23 12:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

É a "revolta" dos pasteis. Em Albergaria está instalada uma polémica em torno de um dos produtos que foi apresentado na semana passada, no decorrer da mostra de carne marinhoa. O 'Pastel de Albergaria' foi mostrado no âmbito do 1.º Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa.

Iniciativa de uma cadeia de pastelarias que apresenta o produto apostada na certificação e com o apoio da autarquia local.

Celestino Amorim, da Confeitaria Framboesa, explica que se trata de uma iniciativa que "tem vindo a ser trabalhada" desde Novembro de 2016.

"Há inúmeros visitantes que querem levar o pastel de Albergaria. Assim damos resposta a essa necessidade. É um pastel original, apresentado em forma de embrulho. Os clientes gostaram do pastel e estamos a comercializar visando a promoção do turismo regional", disse na Terra Nova.

Sandra Moreira, artesã de Albergaria que trabalha no fabrico de Pão de Ló, fala em "apropriação de um nome" que não foi sujeito a qualquer concurso público. Lamenta que a autarquia tenha dado "força e visibilidade a algo que deveria exigir mais abertura e autenticidade". (com áudio)