Participação das comunidades locais no Planeamento do Território em debate na UA.

2015-05-25 13:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) acolheu hoje o encontro de um consórcio europeu com os Politécnico de Milão, Universidade de Ulster e a Community Places, para o desenvolvimento de um projecto sobre participação de comunidades no Planeamento do Território.

Workshops, visitas de estudo (envolvendo cidadãos, autarcas e profissionais) e um projecto piloto (no caso de Aveiro será desenvolvido no centro da cidade), integram o programa. No final, será produzido um manual de apoio à promoção da participação "e um conjunto de conteúdos formativos".

Após o lançamento em Belfast, no passado dia 23 de Abril, o evento de arranque do projecto em Aveiro ficou marcado pelas mensagens de apelo à participação colectiva.

"É importante envolver os cidadãos na construção das cidades. Esse é um tema pertinente. Esta é uma oportunidade para aprender com os parceiros internacionais (Itália e Irlanda do Norte). Organizaremos iniciativas de transferência de conhecimento com a viagem de cidadãos e estudantes a estes países para aprenderem e verem o ques e faz lá. Desenvolveremos em Aveiro um projecto piloto, mobilizando todos para valorizar a 'energia cívica'", disse na Terra Nova o professor José Carlos Mota. A Universidade de Aveiro continua envolvida no "fomento de processos de participação pública", vincou.