Parque do Buçaquinho distinguido nos Green Project Awards.

2017-01-23 20:34

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Parque Ambiental do Buçaquinho recebeu, hoje, o prémio dos Green Project Awards 2016, na categoria “Cidades Sustentáveis”.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar, esta segunda, em Serralves, na cidade do Porto, e contou com a presença de várias individualidades, entre as quais o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

 O parque do Buçaquinho é um espaço ambiental lúdico-pedagógico, com diversos recursos naturais ao nível da fauna e da flora, disponibilizando ainda um conjunto de equipamentos que permitem atividades pedagógicas no âmbito da educação e interpretação ambiental, do birdwatching e das energias renováveis e atividades de lazer ao ar livre.

Contempla o Centro Ambiental, seis lagoas, torre e postos de observação da avifauna, parque infantil, Jardim das Plantas Aromáticas, entre outros.

O Parque destaca-se como projeto sustentável que requalificou um espaço degradado e poluído anteriormente ocupado por uma ETAR de origem lagunar, transformando-o numa zona de elevado potencial ecológico, económico e social, com base em energias renováveis e métodos de construção sustentáveis.

 Incorporado no edifício expositivo do Parque, o Centro de Educação Ambiental do Buçaquinho tem por objetivo primordial aumentar o grau de instrução ambiental de crianças e adultos.

Desde a sua entrada em funcionamento, mais de oito mil crianças participaram nas diversas atividades do programa de educação ambiental anual, centradas nas principais temáticas ambientais do concelho de Ovar.

Em declarações à RTP, Salvador Malheiro, autarca de Ovar, diz que o projeto é interessante pelas políticas ambientais e pela economia (com áudio).